Você é de acordo?

Proibição de celulares: como lidar com a hiperconectividade dos alunos?

Dificuldade de concentração e aumento da ansiedade são alguns dos impactos; governo sanciona lei que barra aparelhos nas escolas.

* Texto atualizado em 13/01/2025 para inclusão de informações sobre a sanção da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas

O uso de celulares nas escolas brasileiras é um tema cada vez mais central, especialmente devido à preocupação crescente com os impactos da hiperconectividade no aprendizado de crianças e adolescentes.

Em meio aos debates, o presidente Lula sancionou, em 13 de janeiro, uma lei que limita o uso de celulares na Educação Básica de todas as escolas do país, públicas e privadas. Pelas regras, estudantes podem portar celulares nas escolas, mas o uso dos aparelhos fica restrito a situações de emergências e necessidades de saúde, assim como para fins pedagógicos, didáticos e de inclusão, de acordo com a orientação dos professores.

O aumento das distrações causadas pelo uso excessivo de celulares entre os alunos tem chamado a atenção e, muitas vezes, interferido na concentração e no rendimento escolar.
Conforme argumenta Rosykeila Rogerio, professora de Língua Portuguesa, de Espanhol e do Laboratório de Comunicação na EE Deputado João Beltrão, em Coruripe (AL), os alunos veem o celular como uma extensão da vida social e de lazer, mas muitos têm dificuldade em usá-lo como ferramenta de aprendizado. “A falta de orientação específica sobre o uso produtivo pode fazer com que o aparelho mais atrapalhe do que ajude nas aulas”, diz.
Clique no LINK e leia a matéria na integra! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasceu gente é inteligente
Jean Piaget