O VERDADEIRO SENTIDO DA SEMANA SANTA.

COLÉGIO JEAN PIAGET

SEMANA SANTA

A Semana Santa se inicia com o “Domingos de Ramos”.
Mas qual o significado de cada dia santo de guarda?

Vamos neste momento nos ater sobre a “Ceia do Senhor Jesus”

A ceia


Antes de mais nada, precisamos saber que a Santa Ceia aconteceu numa ceia pascal judaica.
Era a Páscoa, a celebração da “Passagem” (significado da palavra Páscoa). Passagem da escravidão do povo judeu no Egito para a liberdade na Terra Prometida. Por isso, os judeus celebravam a Páscoa e faziam (e ainda fazem) a ceia pascal. A ceia pascal é rica em rituais e simbolismos. Come-se ervas amargas, pão sem fermento, cordeiro e vinho.
Jesus, como judeu, também celebrou esta ceia pascal. Porém, em sua última ceia, ele deu um significado muito mais profundo a ela. Ele se entregou à humanidade como Pão e Vinho, como “comida e bebida” que salva e leva para a vida eterna. Jesus deu à Ceia Pascal o verdadeiro sentido de passagem da escravidão para a liberdade, da morte para a vida, do pecado para a santidade. Ser fiel à verdade! 
Quer saber + Clique Aqui.

Os doze discípulos

Os doze discípulos estão presentes na Santa Ceia, inclusive Judas, que logo após esta ceia iria entregar Jesus. Esses doze apóstolos foram escolhidos por Jesus para acompanhá-lo nos seus três anos de vida pública. Eles foram discípulos, isto é, alunos que aprenderam “vivendo com o Mestre”. E todos os doze estavam presentes na Santa Ceia. Sem mentiras, sem omissões, sem traições.

O pão

O pão nas mãos de Jesus é o seu próprio corpo, que ele consagrou na última ceia.
É importante saber que todos os evangelistas que narram este momento utilizam um verbo muito específico da Língua grega para narrar as palavras de Jesus, que disse “isto” “é” o meu corpo.
No grego existem várias formas de se usar o verbo ser. Porém, neste caso, os evangelistas usaram uma forma que permite somente uma interpretação: isto “é”. O verbo usado não permite interpretar esta expressão como “isto simboliza”. Não. Jesus disse “isto é o meu corpo”. Portanto, o Pão Eucarístico “é” o corpo de Jesus Cristo. Eu Me dou para o Perdão!

O pão partido nas mãos de Jesus

O pão partido nas mãos de Jesus simboliza “sua entrega”; a entrega de sua Vida.
Ele partiu o pão, ele se entregou por nós.
Este gesto também nos ensina que o alimento e a riqueza devem ser repartidos dentre todos.

O vinho

O vinho, da mesma forma que o pão, Jesus Tomou o cálice com o vinho e disse: “isto” “é” o meu sangue.
O sangue da nova e eterna aliança, que é derramado por vós e por todos, para o perdão dos pecados”.
O vinho “é” o sangue de Jesus.
Ele não “representa” o sangue, mas ele “é” o sangue de Cristo.
É Jesus se entregando totalmente pelo a salvar os homens de seus pecados.

Os grandes vasos

Os grandes vasos perto da mesa simbolizam a cerimônia do “lava-pés”. Antes de comerem a ceia pascal, Jesus pegou estes vasos, jarro e bacia, cingiu-se como um servidor de todos e lavou os pés de cada um dos discípulos.
Com este gesto Jesus nos deu a grande lição do amor e do serviço ao próximo, que nos dão o verdadeiro sentido da vida.

Nos dias de hoje“Jesus não nos pede para O contemplarmos apenas nos quadros, nas fotografias ou nos vídeos que circulam na rede. Não! Ele nos pede mudanças de atitudes em nossas vidas. Revisão de vida. Uma Vida Nova.

Ele está presente em muitos dos nossos irmãos e irmãs que hoje, sim hoje, padecem tribulações como Ele.

Que sejamos humildes em reconhecer como estamos contribuindo para guerras ao nosso entorno; para os transtornos entre as pessoas que convivemos; o que provocamos com nossas palavras mal ditas; com nossos comportamentos ditatoriais; com nossas acusações indevidas, nossa prepotência, enfim com atitudes de orgulho e soberba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasceu gente é inteligente
Jean Piaget