O planejamento é um instrumento de fundamental importância para o exercício da docência, com a elaboração do plano é possível selecionar os objetivos com a turma, e efetivar eles nos procedimentos realizados durante as aulas. O registro das aulas por meio do plano é significativo, já que o professor pode comparar os avanços e fragilidades da turma de um plano para o outro, com o registro o docente não se “perde” no seu trabalho, pois ele sabe qual recurso, metodologia, ação e tipo de avaliação fez com seus alunos. O professor precisa se atualizar para os diferentes tipos de aluno e diferentes tipos de contexto em que eles estão inseridos, nesse momento o docente se torna um pesquisador, que não se contenta com o que sabe e procura novos saberes, afim de se atualizar e resolve os problemas cotidianos. O coordenador pode auxiliar o docente na elaboração das aulas, a partir dessa parceria irá surgir uma reflexão que será valiosa durante o decorrer do ano letivo, o professor precisa perceber que não está só. A formação continuada oferecida pelo coordenador, vai de encontro as reais necessidades da escola, ele é um dos agentes de transformação que precisa se reconhecer com tal, o seu trabalho colabora com o sucesso da escola.

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Nasceu gente é inteligente
Jean Piaget