Projeto M a l a da L e i t u r a


A literatura Infantil vem ganhando um papel importante dentro da educação, não somente por despertar o interesse do aluno pela leitura, mas também, no seu sentido de enriquecer a vida das pessoas. 
Um dos requisitos fundamentais da atividade pedagógica é estimular o hábito da leitura, por meios escritos. Então, surge o grande desafio do educador, ou seja, como despertar o interesse na criança pela leitura. Por que tantas crianças não conseguem desenvolver o hábito da leitura? 

A leitura é, portanto, um problema de todos, passa pela família, pela escola, pela biblioteca, pela comunidade e pela sociedade, não pode ser considerada um presente do Estado, posto que seja um direito de todos os cidadãos (BRASIL, 1998). 

A leitura possibilita a compreensão do mundo, a comunicação com os outros, a formação pessoal e profissional, o questionamento de idéias, momentos de lazer e prazer, de estímulo à imaginação ampliando assim nossos conhecimentos de mundo. É na escola que a criança tem mais contato com a leitura e com a escrita; desse modo, a escola precisa assumir essa responsabilidade, priorizando o ensino da leitura, bem como da escrita (KLEIMAN, 2004). 

Despertar o interesse e o hábito pela leitura é um processo continuo que deve começar muito cedo, em casa, e aperfeiçoa-se na escola. Quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros ou outros meios que proporcione a leitura de uma maneira prazerosa, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor.  Quando a criança ouve ou lê uma história, uma notícia ela é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, estimulando o pensar, o escrever, o criar, o recriar. Enquanto avança o processo de alfabetização, aproximar os pequenos dos livros pode fazer toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasceu gente é inteligente
Jean Piaget