Vacina contra HPV

O Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 11 a 13 anos para 2014, pois a vacina é altamente eficaz nas meninas dessa faixa etária não expostas aos tipos de HPV 6,11,16 e 18, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de dois anos. A época mais favorável para a vacinação é nessa idade, de preferência antes do início sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.
Esquema de aplicação
O esquema adotado pelo MS é o estendido: 1ª dose, 2ª dose seis meses depois e 3ª dose após cinco anos da 1ª dose (0, 6, 60 meses). A via de aplicação da vacina é intramuscular.
A estratégia para sensibilizar os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação do HPV recomendada pelo Ministério da Saúde é a adoção de ações educativas, abordando informações sobre o câncer do colo do útero, a importância da vacinação como estratégia de prevenção desse tipo de câncer e os objetivos e resultados esperados com a vacinação. Também devem ser abordadas orientações quanto à necessidade de continuidade do rastreamento da doença e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Ao longo de 2014, além dos pais e responsáveis, os professores, educadores, profissionais de saúde e os próprios adolescentes devem ser envolvidos em atividades de sensibilização e capacitação. A parceria com o Ministério da Educação e secretarias da Federação visa esclarecer os objetivos da vacinação e a sua relevância como medida de saúde pública para a redução da morbimortalidade do câncer uterino.
Então orientamos: Toda menina e toda mulher precisam de proteção contra o vírus HPV. Por isso, se você tiver entre 25 e 64 anos, faça os exames preventivos. E, se sua filha tiver entre 11 e 13 anos, deve ser vacinada contra o HPV. Fique atenta ao período de vacinação na escola ou vá a uma unidade de saúde. É importante prevenir o câncer de colo de útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasceu gente é inteligente
Jean Piaget